Onda de calor: quais cuidados ter com as crianças

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Foi anunciado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que, ao longo dessa semana, uma onda de calor irá adentrar o Brasil. Nesse cenário, é importante que as famílias tomem certas precauções com os seus filhos. Afinal, esse alerta significa “situação meteorológica perigosa”, sendo emitido quando as temperaturas ficam acima da média histórica.

| + Veja como conseguir bolsas de estudos de até 80%

Neste artigo, vamos compartilhar 10 dicas essenciais para ajudar os pais a manter seus filhos seguros e confortáveis durante os dias quentes que estão vindo. Confira.

1. Hidratação constante:

80% do corpo humano é composto de água. Portanto, a hidratação é fundamental para a nossa sobrevivência. Sendo assim,  certifique-se de que seus filhos estejam sempre bem hidratados.

Ofereça água regularmente e evite bebidas açucaradas, que podem causar desidratação. Na escola, por exemplo, dê uma garrafa de água para ele levar e lembre-se de checar com os professores se ele está bebendo certinho.

2. Proteção solar:

O protetor solar é essencial para se manter seguro à exposição do sol. Dessa forma, compre um que tenha o FPS adequado para as crianças.

Além disso, reaplique o filtro solar a cada duas horas nos pequenos e não se esqueça de proteger áreas sensíveis, como orelhas e pés.

3. Roupas leves e chapéus:

Nesse calor é preciso que as crianças se sintam confortáveis. Por isso, vista seus filhos com roupas leves, de cores claras e tecidos respiráveis.

Vale também, caso a criança faça muitas atividades no sol na escola, colocar um chapéu ou boné nos pequenos. Assim, o rostinho deles fica protegido.

4. Evitar o sol forte:

Evite a exposição direta ao sol durante as horas mais quentes do dia, geralmente entre 10h e 16h. Opte por fazer atividades ao ar livre de manhã cedo ou no final da tarde, assim, você evita que o pequeno tenha queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele.

5. Brincadeiras na água:

Como está previsto que essa onda de calor dure toda semana, atividades aquáticas podem ser uma boa forma de manter as crianças refrescadas. Uma piscina inflável, mangueira de jardim ou um parque aquático são ótimas maneiras dos seus filhos se  divertirem durante o calor.

6. Ventilação em casa:

Caso seu filho passe somente meio período na escola, essa dica é para você. Mantenha a casa bem ventilada, usando ventiladores ou ar condicionado quando possível. Isso ajuda a evitar o superaquecimento e melhora o bem estar dos pequenos.

7. Alimentação saudável:

A alimentação não pode ficar de lado. Assim como é importante que as crianças se mantenham hidratadas com água e suco natural durante o calor, os alimentos também precisam marcar presença.